Quem sou eu

Este blog está direcionado aos atletas e amantes do SQUASH em geral, especialmente aos atletas de Petrópolis e arredores. O objetivo é reunir todos os amantes e admiradores desse esporte, além de divulgar nossos eventos, manter nossas boletins atualizados, informar nosso ranking, postar nossas decisões, expor as brincadeiras, enfim, ajudar o squash a crescer.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROGRAMA DE QUINTA-FEIRA - 30/9

OS ATLETAS E AMIGOS DA APAS ESTÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAR de uma grande noite de squash nessa quinta-feira, dia 30/9, na Top Sports.
Logo após será servido um delicioso "jantar" com lombinho de porco à moda "três paredes" e chope gelado.


Concentração às 16h com a chegada de Amauri para os treinamento... Jantar? sem hora para terminar...
Favor confirmar presença!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO DE SQUASH

Prezados Atletas do Rio de Janeiro,
O CAMPEONATO BRASILEIRO DE SQUASH ESTÁ CHEGANDO!
As inscrições para o XXXI Campeonato Brasileiro de Squash de 2010 encerram-se no dia 05 de outubro, prazo que não será extendido, portanto quem for participar deve preencher sua ficha de inscrição e entregar as pessoas e/ou locais autorizados para receberem as inscrições.
Você pode se inscrever diretamente na APAS, informações com Otávio ou Regis, na Top Sports.
 
Os atletas que forem disputar as categorias Master e Juvenil deverão comparecer ao local de jogo com sua carteira de identidade, pois a mesma poderá ser solicitada antes da partida, caso haja alguma divergência em relação a data de nascimento informada, o atleta será imediatamente desclassificado.
O Campeonato Brasileiro de Squash não é realizado no Rio de Janeiro desde 2002 e é uma excelente oportunidade para que nossos atletas tenham uma participação de peso, superando o número de 90 inscritos daquele ano, nos dando 25% das inscrições naquele ano.
A realização deste Campeonato Brasileiro é um grande desejo da Federação de Squash do Rio de Janeiro desde o começo de sua atual gestão e que tem demandado um grande esforço de toda a diretoria, para que possamos realizar um grande torneio, que corresponda aos anseios dos maiores atletas do Brasil, para tanto precisamos do apoio e colaboração de nossos atletas, que com sua participação maciça demonstrará que todo o trabalho tido para trazermos o maior evento do squash nacional para o nosso Estado foi recompensado.
O Campeonato Brasileiro de Squash será disputado de 30 de outubro a 02 de novembro, nas quadras do Rio Squash Clube, Paissandu Atlético Clube e AABB Lagoa, que oferecerão suas 11 quadras para a disputa, além disso, ainda estamos tentando fechar com patrocinadores para colocarmos uma quadra de vidro para a disputa do torneio profissional masculino e feminino, o que daria uma excelente visibilidade para os espectadores e geraria uma grande divulgação de nosso esporte.
Os atletas de outras cidades poderão se hospedar nos hotéis oficiais do torneio, de onde sairão vans para transportar os atletas para os locais dos jogos, estas vans também estarão disponíveis para os atletas da cidade do Rio de Janeiro que quiserem se deslocar entre os clubes.
Para terem uma idéia do envolvimento de todos, André Carnier, atual número 1 do Ranking do Rio de Janeiro foi o primeiro a se inscrever e espera realizar o sonho de ser Campeão Brasileiro da 1ª Classe na sua cidade, assim como ele, Marcelo Frick, Marcelo Marins, Thiago Castelo Branco também estarão na briga pelo título, entre outros tantos que brigarão pelos títulos de suas categorias amadoras, nas categorias Master figuram como favoritos Roldão, Angelo Santos, Claudio Oliveira e, nas categorias juvenis,  Cassiano Silva tentará o título que lhe escapou em 2009.
ATLETAS DA APAS JÁ CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO, DENTRE ELES: MARCELO ABELHEIRA, DANIEL XAVIER, SILVIO LEAL, REGIS BENTO, CLEBER MIRANDA...

TODOS DA APAS VÃO DAR A MAIOR FORÇA PARA QUE O NOSSO NÚMERO 1, AMAURI FONTES, NOS REPRESENTE NA CHAVE UM. SERIA A MAIOR PARTICIPAÇÃO DA APAS EM CAMPEONATOS BRASILEIROS. LEMBRAMOS QUE RECENTEMENTE AMAURI VENCEU O ATÉ ENTÃO PRIMEIRO DO RANKING, M. FRICK, NO TORNEIO AQUI DE ITAIPAVA, OU SEJA, ELE TEM MUITAS CHANCES DE LUTAR PELO TÍTULO MAIS IMPORTANTE DO SQUASH BRASILEIRO. VAMOS AGUARDAR PARA VER AS INSCRIÇÕES FINAIS...

Para quem não for jogar, agenda para assisir aos jogos os nossos atletas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

JANTAR QUINTA-FEIRA

Temos que registrar a bela noite de squash que tivemos nesta noite de 23/09.
Nosso presidente, Regis Bento, convocou a galera para bater umas bolinhas e, como de costume, fazer uma "reunião" pós jogos. Marcaram presença: Otávio, Cleber, Silvinho, Daniel, Mancha, Serginho, Marcelo, Maicon e mais um parceiro e, como convidado, nosso amigo Thiago. 
Após os treinos, a Top Sports surpreendeu a todos com maravilhoso jantar, com carne ao molho, batatas, arroz, farofa e molho ao vinagrete. Estava uma delícia. Muito chope no acompanhamento, bate papo, descontração... Um ótima noite! Perderam os que não estavam presente. Perderam também Cleber e Serginho que abandonaram os amigos antes do tempo, sem contar que suas orelhas devem estar queimadas...
Os atletas da APAS estão reavivando as reuniões as quintas. Muito bom para o squash!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

RESULTADO DO ITAIPAVA SQUASH OPEN 2010

NOTÍCIA VEICULADA POR NOSSOS VISITANTES

O Itaipava Squash Open 2010 foi um enorme sucesso, 80 atletas subiram a serra para aproveitarem um delicioso clima e um campeonato muito bem organizado e, se a temperatura estava um pouco fria, dentro da quadra o clima estava quente, com vários atletas brigando pelo título de suas categorias e uma animada torcida, que contava com amigos e familiares dos postulantes.


Premiação da 1ª Classe - Marins, Roldão, Carnier, Regis e Otávio

André Carnier conquistou o Pentacampeonato seguido, mostrando que é imbatível em Itaipava e voltando ao posto de número do Rio de Janeiro, foi a sexta decisão em seis torneios realizados na cidade desde 2005 e ele só perdeu a primeira, justamente para o seu grande adversário nesta final de 2010.

A Chave 1 começou com fáceis vitórias de Carnier, Eduardo Fernandes e Marcelo Marins sobre Rodrigo Ferreira, Flemming Helgeland e Antonio Roldão respectivamente, mas o jogo que mais comoveu a platéia presente foi entre Marcelo Frick e Amauri Fontes, Amauri foi um dos grandes nomes do squash no passado, quando foi uma grande promessa e hoje mora em Petrópolis e tem treinado com os atletas de Itaipava, que viraram seus fãs entusiastas com a sua capacidade técnica, ele provou isso em quadra vencendo o atleta que era cabeça de chave 1 do torneio e estava na liderança do ranking até então por 3x1, o que provocou surpresa para os que não o conheciam até então.
Com estes resultados, estavam formadas as semifinais, Amauri Fontes contra Marcelo Marins e André Carnier contra Eduardo Fernandes.

MArins e Amauri Fontes
Niterói contra Itaipava, assim foi o duelo mais emocionante do torneio, Marins representava a terra de araribóia e Amauri representava toda a serra, as duas torcidas estavam excitadas pelo confronto, pois Marins levou seus amigos para torcerem por ele e estava muito focado na vitória, Amauri começou a partida vencendo o primeiro game e levou a loucura seus admiradores, já prevendo que teriam seu representante na final, porém Marins se recuperou e liderava o segundo game quando Amauri quebrou sua raquete e seu ânimo, pensando em desistir da partida por isso.
Acabado o segundo game, Amauri foi convencido por seus amigos a continuar e, de raquete nova, foi derrotado mais uma vez por Marins, o que acabou levando-o a abandonar a partida e o campeonato, para tristeza de todo o seu séquito.
Torcida
Na outra semifinal, André entrou em quadra disposto a se classificar para a final e, fazendo uma grande partida, conseguiu a vitória sobre seu grande amigo Eduardo Fernandes, mostrando que o treinamento para o Campeonato Brasileiro está surtindo efeito, já que os dois são sérios candidatos ao título da 1ª Classe.

Eduardo Fernandes e André Carnier
Estava definida a final, André Carnier e Marcelo Marins reviveriam não apenas a final de 2005 em Itaipava, mas também toda uma recente rivalidade entre dois grandes atletas que se admiram e respeitam mutuamente.
E Itaipava foi agraciada com uma grande partida, apesar de ser derrotado por 3x0, Marins mostrou seu vasto repertório de belas jogadas, com uma plasticidade que encanta os admiradores do squash, porém o grande Penta Campeão André Carnier não queria dar chances a seus adversários em quadra e conquistou o título brilhantemente, sem perder um game sequer em todo o torneio.
Marins e Carnier
Mariana Pontalti saiu do Rio Grande do Sul para jogar a Chave 2 e acompanhar seu amado Eduardo, mas a guria fez bonito e conquistou a todos em Itaipava com sua beleza e seu jogo consistente, que fez todos se renderem a uma atleta que é de nível de seleção brasileira.
Mariana derrotou a todos, começando por Vinicius Rodrigues, depois Rodrigo Mendes, Rafael Carels caiu na semifinal e o atleta local Marcelo Abelheira na final.
Marcelo Abelheira e Mariana Pontalti
O título da Chave 3 ficou com Mário Uchoa, que derrotou por 2x1 na final o atleta de Itaipava, A. Malla, Mário estava muito feliz em comemorar o título com sua esposa e seu filho Felipe.
Premiação da chave 3
Tiago Barros foi Campeão da Chave 4, ao derrotar o jovem Ricardo Dutra na final por 2x0, Tiago está voltando a disputar as competições e já está comemorando mais um título na carreira.
Premiação da chave 4
Papai Fábio desceu a serra todo orgulhoso, pois seu filho Matheus Alencar foi Campeão da Chave 5, derrotando na final Carlos Antunes por 2x0.

Premiação da chave 5

As finais das Chaves 6 e Feminina foi um tira-teima entre casais, pois Alessandro Rossi é namorado de Vanessa, moradores de Itaipava (alunos de Marcelo Abelheira) e Ricardo Rios é companheiro de Tatiane, ambos jogadores da Akxe e os homens se enfrentaram na Chave 6 e as meninas na Chave Feminina, com o casal de Itaipava levando a melhor sobre o casal carioca.
Premiação da chave 6

Premiação da chave feminina

Como já virou hábito em Itaipava, todo ano temos o Itaipava Squash Kids, quando Roldão faz uma clínica com a molecada, para estimulá-los a gostar e praticar o squash, no final as crianças ganham medalhas por sua participação e fazem os pais e mães babões delirarem com seus rebentos, uma grande idéia que planta uma bela semente para o futuro do squash.

Roldão e os futuros atletas de squash do Rio de Janeiro
 Parabéns aos dirigentes da APAS(Associação Petropolitana de Atletas de Squash), a Top Sports e ao povo de Itaipava, destacando nomes como Daniel Xavier, Marcelo Abelheira, Régis Esteves e Otavio Sabbadine, entre tantos outros que fizeram todo o possível para receber bem a todos os atletas que compareceram a este grande evento.
No final, a pergunta que fica é: será que André será hexa em 2011? Candidatos que se apresentem...

(fonte: Vistual Squash)

Pós torneio - Squash Bombando

O Itaipava Squash Open 2010 já está deixando sua herança. A quadra a Top Sports está ficando lotada todos os dias em horários diferentes, o que é muito bom para o desenvolvimento do nosso squash.
Isso é , com certeza, efeito da boa organização e do excelente nível técnico do nosso torneio, o que empolga nossos atletas e também aqueles novatos e iniciantes a praticarem o esporte com mais entusiasmo.
Bom para a Top Sports (que vem investindo sempre em melhorias), melhor ainda para o squash.

Estamos aguardo a divulgação do roteiro final do torneio e das fotos que em breve serão publicadas.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Finais do Itaipava Squash Open 2010

O tornieo chegou ao fim. 
Antes de falarmos dos resultados, importante destacar a excelente recepção patrocinada por nosso centro esportivo TOP SPORTS, que mais uma vez abriu suas portas graciosamente recebendo o evento e, não bastasse a acolhida, ainda nos surpreendeu com o oferecimento de um maravilhoso rodízio de pizzas e cerveja Itaipava durante todo o dia, tudo aos seus auspícios. PARABÉNS A TOP SPORTS E MUITO OBRIGADO POR NOS AJUDAR ABRAÇANDO INTEIRAMENTE O ITAIPAVA SQUASH OPEN.
Vale também agradecer ao SÍTIO DO MOINHO pela confecção e distribuição de camisas esportivas contendo a logo da APAS, organizando nossa torcida e ajudando nossos atletas com o material fornecido que é essencial no nosso dia-a-dia.
 A nova diretoria da APAS  também está de parabéns pela ajuda na realização do torneio, destacando a presença marcante do presidente Regis durante todo o evento.
Por fim, também cabe um agradecimento especial ao nosso diretor técnico e professor Marcelo Abelheira que ajudou muito durante o torneio apitando vários jogos, mas principalmente pelo trabalho que ele vem desenvolvendo trazendo novos praticantes de squash para o nosso convívio social e esportivo (o próprio presidente da Apas é um desses exemplos), inclusive, fazendo de seus alunos campeões nas categorias iniciantes.
As finais começaram ainda pela manhã, terminando no fim da tarde com o grande e mais esperado confronto na disputa do título da chave um. Como ainda não temos todos os resultados oficiais vamos somente destacar, por ora, a brilhante vitória do maior campeão do Itaipava Squash OPen, André Carnier, que venceu por 3x0 o maior atleta fair play do Brasil, Marcelo Marins. Pela chave dois também cabe ressaltar a brilhante vitória da campeoníssima Mariana Pontalti (seleção brasileira) sobre o nosso professor Marcelo Abelheira. Pela chave 3 o nosso atleta tenista Malla ficou também ficou com o vice-campeonato. Também pela APAS os atletas Alessandro Rossi  foi campeão da chave 6 (iniciante) e Vanessa Teodoro campeã da chave feminina (iniciante). PARABÉNS AOS NOSSOS REPRESENTANTES.
O resultado completo e oficial será divulgado em breve. Aguarde. 

domingo, 19 de setembro de 2010

Sítio do Moinho anuncia proposta de patrocínio de Amauri

O Sítio do Moinho  propôs patrocinar o maior jogardor de squash da região serrana, Amauri Fontes.
Vamos torcer para que essa parceria seja fechada. Bom para os amantes do squash.
Amauri Fontes em atividade, com a camisa do patrocinador

Sábado... Segundo dia...

Sábado... Que sábado histórico!
O Itaipava Squash Open atualmente é realizado em uma só quadra e em um fim-de-semana, sendo necessário, portanto, encaixar vários jogos no sábado. Então, foram tantas disputas de bom nível que se torna impossível narrá-las na íntegra.. Vamos traçar uma síntese de alguns destaques.
O grande momento estava reservado para a estreia de Amauri Fontes, nosso representante na chave 1. Seu jogo foi com o atual número um do Estado do Rio - M.Frick - que há muito não perde. E AMAURI LITERALMENTE ATROPELOU O CAMPEÃO! Frick começou melhor no primeiro game, chegando a abrir 5 a 0, mas Amauri se encontrou a virou de forma espetacular. O segundo game, foi vencido por Frick que consegui neutralizar as bolas pesadas de Amauri. A partir do terceiro game só deu o nosso representante que, jogando um squash maravilhoso, deixou Frick sem saber o que fazer. Nem a reunião tática dos demais atletas da primeira classe dando todas as instruções ao número um,foi suficiente para parar Amauri... A torcida da APAS foi a loucura e  Amauri vibrou muito com a galera. Foi um espetáculo!
Roldão, Frick e Amauri

O segundo confronto de Amauri foi com o grande campeão Marcelo Marins, de Niterói, um dos atletas mais técnicos do Brasil. O primeiro - e único game - foi vencido de virada por Amauri. Foi uma verdadeira aula de squash, um jogo nunca visto antes em Petrópolis, maravilhosamente técnico e com jogadas geniais. Indescritível! No segundo game, a raquete do Amauri se partiu com o peso da bolinha e aí foi o desastre no nosso campeão, que acabou se desconcentrando e desistindo da partida... Nem mesmo o apoio dos patrocinadores da APAS (Sítio do Moinho, Interlúdio, Top Sports, Chauffage Lareiras, Sabbadine Advogado) que lhe deram uma raquete nova foi suficiente para  lhe devolver a concentração. Um pecado... Uma derrota proveniente da péssima qualidade da raquete Dunlop. Resgistre-se.
Contudo, vale destacar a imensurável qualidade técnica de Marcelo Marins que estava jogando brilhantemente e com total chance de vencer a partida independentemente do ocorrido. Alías, que jogador é o Marcelo, que fair play e que técnica. Realmente um genio!
Marcelo Marins e Amauri Fontes
Após o jogo, Amauri disse: "semana que vem estaremos aqui treinando e ano que vem tentarei novamente.".
Outro destaque da tarde foi o grande público presente durante todos os jogos, inclusive, durante a partida do Amauri com o Marins, os ânimos ficaram exaltados... Mas tudo tudo terminou bem, felizmente...
Dos atletas da APAS, Marcelo Abelheira continua no torneio, tendo vencido a semifinal brilhantemente, mesmo após uma tarde de muito chope e "emoção" a flor da pele. 
A noite terminou no Tamboatá com a confraternização da galera do squash...

sábado, 18 de setembro de 2010

Abertura do Torneio

Sexta-feira, 18h, e a Top Sports foi tomada pelos amantes do squash.
A abertura do Itaipava Squash Open 2010 foi muito bacana. Várias famílias de cidades diferentes se reuniram em clima descontraído e de amizade. Roldão, claro, estava presente também com sua família que sempre lhe acompanha para realização de nosso torneio. Destacamos também a presença de André Carnier e Duca que foram fazer o reconhecimento da quadra, além do número um da APAS, Amauri, que chegou mais tarde para treinar. Várias crianças tomavam a quadra a cada intervalo como se tivessem total intimidade com esse novo brinquedo. Distribuição de camisas feitas por um de nossos patrocinadores - Sítio do Moinho.Torcida presente em cada bloco com pizza, chope, bate-papo e brincadeira. Assim foi a abertura...

Vários jogos se realizaram, com os seguintes destaques:
- o primeiro confronto foi entre Rodrigo Mancha e Bernardo, pela chave 5. O visitante levou a melhor e virou o jogo para cima de nosso representante, vencendo-o por 2x1. Mancha jogou muito bem mas prevaleceu o melhor condicionamento de Bernardo. Valeu Mancha pela participação e retorno ao squash!
- outro confronto de destaque foi entre Sergio Marchetti (que havia eliminado o Regis na noite de quinta) e o próprio Bernardo Castellões, só que desta vez quem levou a melhor foi o representante da Apas. Sérgio venceu também por 2x1 em jogo muito emocionante e disputado ponto-a-ponto. A torcida Carbografite fez a diferença. Valeu Sérgio que segue para as semifinais.
- O grande destaque da noite foi o confronto direto da APAS, entre Marcelo Abelheira e Daniel Xavier. E foi um belo jogo com duração de 42 minutos. Roldão apitou. Marcelo confirmou o favoritismo  e venceu o jogo por 3x1 (esse confronto foi disputado em melhor de 5 games). Daniel vinha cantando vitória durante e semana, mas se quedou à superioridade do adversário. Mas foi um jogo bastante disputado, com várias bolas de altíssimo nível técnico (o que demonstra o "efeito Amauri" já presente do squash serrano). Valeu pelo esforço do Daniel - que lutou durante a semana para recuperar a mão machucada - e desejamos boa sorte ao Marcelo que segue às semifinais.


O torneio continua nesse sábado com a realização de jogos durante todo o dia.
Há muita expectativa com a estreia de Amauri e dos demais visitantes da chave 1. A Top Sports espera um grande público.
A noite será de reunião e confraternização na Boate Tamboata, com entrada franca para a área vip para todos os atletas e familiares. Ingressos encontram-se com Daniel Xavier.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itaipava Squash Open - Primeiro jogo

O primeiro jogo do Itaipava Squash Open 20101 se realizou ontem, 16/9. O confronto foi entre o nosso atual presidente, Regis Bento e Sergio Marchetti, pela chave 5, em menor de 5 games (por convenção dos atletas) com arbitragem de Geraldo Júnior.
Sergio começou o jogo demonstrando muita tranquilidade e paciência, ao passo que Regis estava completamente desconcentrado. Os dois primeiros games foram vencidos facilmente por Sergio. Apartir do terceiro game, Regis entrou no jogo e venceu os dois gemes seguintes com muita raça e disposição, levando o jogo ao quinto e derradeiro game. Contudo, Sergio demonstrou mais experiência e melhor condicionamento físico, retomou a concentração e acabou confirmando seu favoritismo vencendo o quinto game e a partida.
Foi um belo jogo digno da abertura do evento.
Regis está eliminado da chave 5, mas ainda terá outra oportunidade, eis que Otávio Sabbadine, por motivos de contusão, não irá disputar o torneio e cedeu sua vaga na chave 4 ao nosso novo presidente, isso se a organização e o Roldão concordarem...
Hoje, sexta-feita, teremos a abertura oficial do torneio, a partir da 18h, ocasião em que acontecerão outros jogos, com destaque para a estreia do grande campeão André Carnier pela chave 1 e também do atleta de Itaipava, Rodrigo Mancha.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Itaipava Squash Open

Pessoal do Squash,

Está tudo 100% para realização do Itaipava Squash Open 2010.

A quadra está totalmente reformada e pronta para receber os atletas.

As reuniões e confraternizações estão sendo organizadas pela direção da Top Sports.

O Início será nessa sexta-feira, dia 17, as 18h na Top Sports, onde haverá a abertura oficial do evento, com comes e bebes, reunião dos organizadores e de todos os envolvidos no torneio.
Também acontecerão os primeiros jogos, conforme se vê na tabela postada no site www.squashnet.com.br

A festa de encerramento será no domingo após as finais, com churrasco por conta da organização.

Desejamos a todos muita sorte.

Acompanhe as notícias do torneio pelo nosso blog, que tratá as informações praticamente em tempo real.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Boas lembranças

Boas lembranças...
Veja uma das fotos da galera do squash petropolitano reunida após as finais do Itaipava Squash Open 2007, no BomTempo Resort.
Vamos tentar realizar mais uma grande evento em 2010.
Faltam apenas 3 dias para o Início do Itaipava Squahs 2010.  


 Foto do torneio interno realizado no dia 16 de março de 2005., na antiga Top Sports... 
Galera reunida após as finais. 
Bons tempos que deixam saudades...





Otávio Sabbadine campeão e Danel Xavier vice. É verdade. Assim o squash na nossa região dava seus primeiros passos...


A QUADRA ESTÁ PRONTA PARA Os TREINOS...

A reforma da quadra da Top Sports praticamente já terminou... Ontem as paredes já estavam prontas e a base do piso reformada. Hoje pela estão sendo executados os serviços de calafate e acabamento da pintura. LOGO MAIS TODOS PODERÃO TREINAR À VONTADE.
Destacamos hoje a presença de alguns atletas de Teresópolis que virão para treinar e fazer o reconhecimento da nova quadra.
Em tempo: Daniel Xavier ontem a noite bateu umas bolinhas e soltou a seguinte bravata: "Ah... Marcelo que se cuide, porque vou atropelar. Esse torneio é meu!".
Vamos conferir...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reforma da Quadra da Top Sports

O Centro Esportivo Top Sports está reformando inteiramente a quadra de squahs. As obras começaram no sábado e ficarão prontas até amanhã, dia 14/9, incluindo reforma e pintura das paredes e revisão completa do piso.
O objetivo principal é colocar a quadra em ótimas condições para que o Itaipava Squash Open 2010 seja um sucesso! Porém, todos os atletas que praticam o squash na Top ganham com a obra.
Embora as obras ainda não estejam concluídas, os treinamentos estão liberados, até a chegada do calafate, quando se dará início a raspagem do piso...

sábado, 11 de setembro de 2010

Atletas da Apas no Itaipava Squash Open 2010


Vários atletas petropolitanos estarão nos representando no Itaipava Squash Open 2010, trazendo muitas chances de mais troféus para  APAS - Associação Petropolitana de Atletas de Squash.

Descamos a presença de AMAURI FONTES, atleta número 1 de Petrópolis e da região serrana, que em passoado não distante chegou a ser considerado um dos melhores atletas de squash do Brasil. A. Fontes jogará a chave um do torneio com muitas chances de deixar em Petrópolis o principal título. Seu primeiro jogo será com o atleta que é atualmente o número 1 do Estado do Rio, M. Frick. O jogo será no sábado, dia 18/9, às 14h e 30min.
 
Outro atletas da APAS com muitas chaces de vencer a cheve 2 é o nosso professor e diretor técnico Marcelo Abelheira. Seu jogo será também no sábado, às 13h e 40min. 

Daniel Xavier, que vem em franca evolução e no ano passado conquistou o título da chave 3, é dúvida para o torneio, eis que machucou a mão direita e atualmente está vetado pelo departamento médico da APAS. Mas ele garante que fazá tudo para jogar e desbancar os favoritos M. Abelheira e Cláudio Oliveira (atleta e amigo do Monte Sinal, Tijuca).

Ademais, destacamos a presença do ex-presidente da APAS, Otávio Sabbadine, do atual presidente Regis Bento, e dos demais atletas e amigos que irão representar a serra, dentre eles Sergio, Cleber Miranda, Rodrigo Mancha, Silvio Leal,  dentre outros...

Vamos torcer por nossos ATLETAS!

TABELA COMPLETA DO ITAIPAVA SQUASH OPEN 2010

Tabela completa (com horários) do Itaipava Squash Open 2010.
VEJA NO SITE SQUASHNET 

Para conhecimento de todos estamos divulgando a tabela do Itaipava Squash Open 2010, IX etapa do circuito carioca de squash do RJ.

. Essa etapa tem 30% de bonificação na pontuação do Ranking Carioca e esta sendo disputada pelos melhores atletas do Rio de Janeiro .


Deve-se destacar a presença de alguns atletas convidados de outros Estados, como Eduardo Fernades (Duca) do Rio Grande do Sul e outros de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo.

Os jogos começam dia 17 de setembro e terminam dia 19 com as finais de todas as chaves e em seguida as premiações com um churrasco oferecido pelos promotores do torneio. APAS - Associação Petropolitana de Atletas de Squash.

Maiores informações sobre o evento é só contactar a Let Eventos, organizadora do torneio pelo tel : (21) 7837-3420 e ou email roldao@squashnet.com.br

ITAIPAVA SQUAHS OPEN 2010

ITAIPAVA SQUASH OPEN 2010

Itaipava Squash Open 2010 fecha com recorde de inscrição

Todos os envolvidos na realização do Itaipava Squash Open 2010 estão de parabéns, na sua sexta edição, conseguimoes bater o recorde de inscrição em torneios realizados fora da cidade do Rio de Janeiro

Inscrições terminadas ontem dia 27 de agosto e hoje contabilizamos 80 (oitenta) atletas inscritos.

Estamos mais felizes também pela presença de ateltas de outros estados, como Mariana Pontalti e Eduardo Fernandes (Duca) ambos do Rio Grande do Sul. Lolita Pimenta do Espirito Santo e atletas das cidades vizinhas (Friburgo, Teresópolis, etc...)que também estão marcando presença.

Lembramos que chegamos a este número devido a um trabalho de comunicação e divulgação do evento com um tempo bem longo para que todos podessem se planejar e organizar para a participação no mesmo.

Agora vamos realizar o sorteio das tabelas e divulgá-la apar que todos possam tomar conehcimento de seus horários e locais de jogos para que no fim de semana do torneio (17 a 19 de setembro) tudo corra bem e que tenhamos um fim de semana espetacular com nossas familias e amigos por perto.

. Todos estão convidados a passarem este fim de semana em Itaipava mesmo que não esteja participando como atleta do torneio. As porgramações serão muitas e com certeza todos irão se divertir.

Maiores informações: Com Roldão (Let Eventos) (21) 7837-3420

INFORMAÇÕES COPIADAS DO SITE www.squashnet.com.br

A TABELA DOS JOGOS ESTÁ NO SITE SQUASHNET, VERIFIQUE.

A QUADRA DA TOP SPORTS SERÁ INTEIRAMENTE REFORMADA PARA O EVENTO.

10 MANDAMENTOS - DICAS

                                                                 DICAS



OS 10 MANDAMENTOS DO SQUASH

Apesar de toda a complexidade do Squash, no fundo o que faz um bom jogador são 10 pequenas regras de ouro, apresentadas por todos os treinadores aos seus atletas, É a partir destes princípios que se desenvolve todo o esquema de treino para aperfeiçoamento.
1. Bata a bola com profundidade

Bata a bola na parede frontal com controle suficiente de forma a que vá ressaltar nos cantos traseiros da quadra, por trás do quadrado de serviço. A bola nunca deve bater primeiro nas paredes de trás ou laterais sem ser como opção táctica, pois assim a bola ficaria a meia-quadra pronta para se "matar" o ponto ou até perde-lo diretamente com um stroke. Isto consegue-se batendo uma bola baixa com força, ou com menos força mas em altura. O objetivo principal é "aprisionar" o adversário na parte de trás da quadra afastando-o da área do jogo - O "T".

2. Aponte para os cantos traseiros e dianteiros (nicks)

Com a profundidade a bola deve ser sempre batida com a intenção de procurar um nick, bola esta que praticamente não tem resposta. As opções do adversário tornam-se assim mais reduzidas, não podendo atacar(só com boast) o seu swing torna-se mais restringido, aumentando a sua possibilidade de erro.

3. Mantenha a bola "colada" às paredes laterais

Como rotina mantenha os drives profundos com a bola o mais junto possível da parede, pois quanto mais perto esta estiver da parede lateral, mais difícil é de responder e quase impossível de fazer um voleio. Porém, conheça as suas capacidades e se não tiver técnica para o fazer, permita uma margem de erro para evitar que a bola pingue logo no início da parede lateral deixando uma bola fácil para o adversário "matar" o ponto.

4. A importância do "T"

Voltar para o T depois de bater na bola é de uma importância extrema, pois vai-lhe permitir-lhe estar em posição para chegar praticamente em todas as bolas que o adversário responda, quer seja um drop ou um drive. Com dois jogadores do mesmo nível, aquele que controlar o T ganha o jogo em 99% dos casos. Mesmo depois de fazer um drop ou boast a frente, deve sempre recuar. Pratique os movimentos corretos sem raquete.

5. Olhe sempre para a bola

Alguns jogadores têm dificuldade em olhar sempre a bola, especialmente quando está atrás deles. Habitue-se a olhar a bola até a altura do impacto na raquete do adversário e na sua.Mesmo sem notar por isso, vai tornar os seus reflexos mais rápidos e melhorar a capacidade de reação.

6. Faça o seu adversário correr

Isto pareçe um dica simples e óbvia, mas muitos jogadores têm a tendência de bater a bola sem se preocuparem com a posição do adversário. Seguem a regra máxima de jogar para trás. Porém, as vezes resulta melhor fazer o seu adversário correr, especialmente se o seu nível técnico for inferior. Correr para chegar à bola implica movimento e além de cansar, aumenta a probabilidade de chegar atrasado na bola e responder em dificuldade e cometer um erro. Aproveite as fraquezas e limitações técnicas do seu adversário a seu favor e procure sempre o seu "lado fraco".

7. Coma de forma Inteligente

Não existe uma dieta perfeita porque todos têm necessidades diferentes. A melhor dieta é a que fornece a energia adequada e equilibrada em termos de nutrientes nas quantidades necessárias. Se comer de forma saudável poderá treinar com mais vigor e vai estar em melhor condição física e psíquica. Estar hidratado e ter energia acumulada é fundamental, pois fluidos e energia não recuperados baixa a performance. Ingira líquidos suficientes antes e durante os treinos e jogos. Em termos de alimentação prefira os carbohidratos.
Não se esqueça que depois de fazer exercício extremo (como é o Squash) o metabolismo espera receber nutrientes e é nesta hora que assimila melhor o que ingere. Por isso procure ter cuidado com o que come depois do jogo.

8. Pense no seu jogo e na sua evolução

O Squash é um esporte tanto Físico como Psicológico. Analise as suas fraquezas e qualidades e procure melhorar a partir daí. Mesmo que não tenha um treinador, procure conselhos dos amigos e procure imaginar-se jogando. Vai se ver cometendo erros que nunca julgou possíveis e que criticava vendo os outros.
Analise e reveja os jogos dos "prós" e estabeleça metas para a sua própria evolução. Poderá ter períodos em que sente que estagnou ou está a jogando pior, mas se treinar regularmente irá verificar o contrário. O Squash é um jogo de paciência e com vários níveis.

9. Mantenha-se em forma

"Tem que estar em forma para jogar Squash e não jogar Squash para estar em forma". Isto não se aplica apenas em termos de resistência e endurance, mas também porque o Squash exige flexibilidade, músculos e articulações treinadas para evitar lesões graves. Além disso jogar quando está "em forma" é muito mais gratificante e não se sente a frustração de ter perdido porque não chegou nas bolas a tempo. Agilidade é fundamental. Alterne o treino com corrida, flexibilidade, treino aeróbico e anaeróbico, treino de força e resistência. O treino deve ser combinado com dieta apropriada e com os respectivos períodos de recuperação do corpo (consulte sempre um nutricionista e um preparador fisico)

10. Divirta-se

A final de contas isto não passa de um jogo!
INICIANTES
O Squash é um jogo com grandes exigências a nível físico, técnico e táctico, mas acessível a qualquer pessoa. Aqui estão alguns passos básicos que vão orientar o iniciado que quer começar a jogar Squash.

1. Encontre um local para jogar

Encontre um local para joga perto de casa (o que poderá ser difícil em algumas regiões), e se puder escolher, opte por uma academia ou clube com uma extrutura de Squash já montada, com torneios já organizados e com pessoas interessadas e com projetos. Opte por professores de Squash que realmente joguem e não por professores de Tênis que fazem umas horas extra.
De início vai necessitar de uma forte motivação por parte do professor, e as bases técnicas corretas são fundamentais para o desenvolvimento do seu jogo.

2. Tenha aulas de Squash

Mesmo que não possa manter aulas constantes devido ao preço das mesmas, faça um esforço e tenha só 8 ou 10 aulas com um bom professor que lhe ensinará as bases de como segurar a raquete, como bater a bola e como se movimentar em quadra. Ele também lhe dará dicas e esquemas de treino para praticar sozinho e com outro parceiro.

3. Encontre outro parceiro

Encontre outro parceiro iniciado, ou ligeiramente melhor, que tenha os mesmos objetivos que os seus e encare este novo esporte com a mesma convicção. Poderão fazer sessões de treino para ganhar consistência técnica e tática básica e ajudarem-se mutuamente a analisar o jogo do outro. Sempre que possível jogue também com outros parceiros que joguem melhor. Peça a alguém mais evoluído tecnicamente para "bater umas bolas", nem que seja só por 10 minutos e vai ver o que pode aprender sobre o seu jogo em pouco tempo.
Procure sempre o "Feedback" de alguém que o viu treinar e jogar e aceite conscientemente os seus erros para poder melhorar. Não vale a pena gritar e bater com a raquete, pois nunca ninguém pode exigir de si aquilo que não sabe.

4. Passe uma hora ou mais por semana sozinho na quadra

O Squash permite que execute alguns treinos sozinho uma vez que bate a bola contra uma parede. Bata as bolas paralelas o máximo de vezes possível para ganhar consistência e controle na batida básica. Bater a bola aleatoriamente com força e andar e correr atrás dela não é Squash.

5. Veja outros jogadores

Veja e analise os jogos dos jogadores com um nível mais alto e ficará com uma boa ideia do que é realmente um jogo. Como provavelmente irá gostar do que viu, ficará com certeza mais motivado para jogar e evoluir. Sempre que possível "assista as finais dos torneios e veja vídeos.

6. Faça alongamentos e treinos fora da quadra

Independentemente da idade e de seu nível de jogo, você irá tirar melhor proveito se estiver em forma e assim evitar lesões. Alongar os músculos antes e depois de jogar é essencial, tal como fazer preparação física nos dias em que não joga. O Squash é dos esporte fisicamente mais exigentes, por isso não espere estar em forma para jogar se não fizer por isso.
Fonte: Squash Portugal
Adaptação: Sérgio R. Carvalho

HISTÓRIA DO SQUASH

Squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola de borracha por dois jogadores (ou 4 jogadores para disputa de duplas) em uma quadra fechada por 4 paredes, sendo a traseira de vidro. Pode ser praticado em jogo de simples ou de duplas (igual ao tênis).
O nome deve-se ao fato da bola ser ‘esmagada’ quando acerta a parede, provém da palavra inglesa ‘squash’ (esmagar).
Dizem que a origem ocorreu no século XIX quando detentos da famosa prisão Fleet Prison (em Londres) praticavam tênis rebatendo contra uma parede. Outros atestam que surgiu em uma escola (Harrow School) no ano de 1830, escola que foi a primeira a construir em 1864 quadras específicas para essa prática.
O squash desembarcou no Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima-MG, cidade hoje pertencente a região metropolitana de Belo Horizonte.
Sobre as regras:
Dois jogadores, numa quadra fechada, alternam jogadas na parede frontal. Esta têm três linhas de marcação: a primeira, a 48 centímetros do chão, corresponde a rede de tênis e acertar a bola abaixo significa perder um ponto; a segunda, chamada de linha de serviço, fica a 1,78m do chão; e a terceira, a 4,57 metros do chão, limita a altura acima da qual a jogada é considerada fora. A quadra oficial possui 9,75 metros de comprimento por 6,40 metros de largura.
A bola, depois que bate na parede frontal, pode tocar nas laterais ou na parede do fundo mas só deve bater uma vez no chão, quando tem que ser rebatida pelo adversário. Os dois quadrados menores demarcam o espaço que deve ser tocado com pelo menos um dos pés quando do serviço.
Marcação de pontos:
Standard – até 9 pontos: o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada em que serviu. Se o jogo empatar em 8 a 8, o jogador que recebe pode escolher entre Set One (acabar aos 9) ou Set Two (acabar aos 10).
Pars – até 11 pontos: o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada. Caso o jogo estiver empatado em 10 pontos, o jogador que abrir uma vantagem de 02 pontos será declarado o vencedor.
ATUALMENTE, O SQUASH É JOGADO EM PARTIDAS DE 11 PONTOS SEM VANTAGEM, EM MENOR DE 5 GAMES.